Como começar em Asatru?

Esta é daquelas perguntas que batem sempre na nossa porta, sejamos novos neste caminho, ou já praticantes com alguma experiência. E que fique já assente, não é que haja uma maneira correcta de o fazer. Isto é apenas a minha maneira de ver a coisa.


Começaste a falar com os Deuses, fizeste meia dúzia de oferendas, e agora?

Agora vamos começar pelo inicio. 


Das primeiras coisas que acho que é pratico de se fazer quando começamos a ouvir o chamamento dos Deuses é falar com Eles. Podemos só sentarmo-nos e falar com eles como se como estivéssemos a falar com alguém do qual temos bastante respeito, sem grandes cerimónias.

É o primeiro passo, e muitas vezes o mais fácil de esquecer também. Seja a ir pó trabalho e estamos em piloto automático, seja no trabalho e esquecemos-mos. Tal como qualquer hábito saudável só vemos os benefícios quando o fazemos regularmente. Mas tal como irmos ao ginásio meia dúzia de meses e depois parar, e depois voltar. Nunca é tarde para recomeçar-mos a falar com Eles. Os Deuses estão em todo o lado à nossa volta e existem imensos com os quais podemos comunicar e espíritos da natureza, portanto não há cá medos. É falar. Seja Odin, Thor, Tyr, Loki, whatever.

Mas como disse acima, falem com Eles com respeito, especialmente as primeiras vezes, porque não sabemos como é que a nossa relação com Eles será, nem como Eles querem ser tratados por nós. Portanto primeiramente temos que saber isso. Com Odin por exemplo eu falo com imenso respeito, já Loki se for preciso começo mesmo com "Loki, seu cabrãozinho". Mas uma vez mais, para cada um (de nós) a sua forma de comunicação. Porque lá está, com o caso de Loki, podemos-lhe pedir coisas, e Ele até as dá, mas tira-te algo em troca, muitas vezes algo que depois te aperceberás que não precisavas.

Mas não obstante com que Deus estejam a falar, tenham um propósito para a conversa, não o façam para falar "sobre o tempo", façam no com um propósito. Nem que esse propósito seja partilharem algo bom, como o fariam com um grande amigo, porque ok sim, são Deuses mas não tão ali a dar aquele stalk como o pessoal faz no Tinder. Ele são Deuses, e sim, vivem para sempre'ish. Mas tentemos não faze-los queimar tempo que poderiam estar a ouvir ativamente alguém que precise. 

E se, por alguma razão, alguma vez na vossa vida tiverem a sorte de poderem experienciar um Deus na vossa presença, é sinal que eles vos deram a atenção Deles a 100%. Tratem com respeito e tentem ao máximo estar aware of it... porque somos só humanos, and we get dumbstrucked. E muito provavelmente, mudará a vossa vida.


Um segundo conselho que posso dar é o conselho que o próprio Odin segue para si mesmo. E é sabedoria. Leiam, pesquisem, cultivem o vosso conhecimento sobre o caminho que vão seguir, pois irá cimentar a vossa fé, aprendam sobre os Deuses, sobre os espíritos, até sobre os vossos antepassados se fizerem parte da vossa prática.

Os "vikings" não chegaram onde chegaram porque eram selvagens e burros. Chegaram porque eram inteligentes, tinham melhor tecnologia naval, aprenderam a navegar rios e oceanos, tinham armas e um fighting style que se provou melhor para a altura. Eles não eram burros. E tinham um Deus da Sabedoria.

Ainda no outro dia a minha namorada me disse "és daquelas pessoas que estás sempre com um livro não és?"  YES I AM. E é dessa forma que as nossas práticas também melhoram, quando nós ganhamos conhecimento, tornamo-nos mais cultos, e mais capazes de, dentro desta fé, navegarmos o nosso caminho e ajudar outros nas suas jornadas.


Outra coisa que podem fazer é provavelmente também uma das coisas mais importantes no Paganismo que é fazer ofertas/ sacrifícios aos Deuses. E pessoalmente eu acho que é algo importante porque é algo que foi esquecido e tirado com a cristianização. Quando o Cristianismo cresceu sacrifícios e adoração aos nossos ídolos foram removidos porque lhes trazia poder. Portanto sempre que fazemos uma oferenda, seja bebida ou comida estamos a dar-lhes um pouco desse poder de volta, ou quero eu acreditar que sim. Tal como nós comemos, eles precisam de sustento também. E quando começamos a fazer as ofertas, veremos que obtemos resultados muito maiores, do que quando apenas falamos com Eles. Falar é bom, pois mantemos uma relação próxima com eles, mas para pedir algo, uma oferenda goes a long way. E com isto voltamos ao segundo ponto, pesquisa sobre o que cada Deus gosta e faz as ofertas de acordo com os gostos de cada um Deles.

E com isto não vão estourar um ordenado numa oferenda a um Deus, eles tal como nós sabem as nossas struggles, portanto comecem com o que podem. E a mais não são obrigados e depois sim, poderão dar algo mais se assim o quiserem. 


Outro conselho que dou, e repito este imenso mesmo. É falarem com outros pagãos. E sim, nós temos práticas privadas e cada um de nós faz as coisas de forma diferente uns dos outros. Isto é um caminho sobre Deuses, tradições e outras coisas que já falámos acima, é também sobre celebrar a vida, comermos e bebermos uns com os outros e criar uma comunidade que tenha "each others backs" e só se cria isso, criando laços entre as pessoas em mesas de comida e bebida. E quantos mais pagãos conheço, mais conhecimento ganho e é um ciclo infinito. Porque cada um de nós, que segue um Deus diferente do nosso, terá uma história diferente da nossa, e terá as suas interações com Eles de forma diferente das nossas. 


Portanto aproveitem tudo isto para uma ultima ideia de como começar em Asatru. 

Divirtam-se também com esta fé. Não é uma fé que te obriga a rezar para te arrependeres dos pecados com os quais nasceste. Os nossos Deuses não são perfeitos, tal como nós. Tal como podemos ver nas sagas e histórias. Eles bebem e comem tal como nós e são uma família disfuncional como nós. 
Portanto sejam humanos pois eles orgulham-se de nós, quando somos a melhor versão de nós próprios. Para que quando morrermos termos tido uma vida com felicidade, com honra e que sejamos merecedores do nosso lugar nos seus Halls.

Comments