Debater Loki

Debater Loki


Loki é quem culpamos quando algo corre de maneira diferente da prevista. E geralmente, perguntar-nos-emos porque é que Ele fez algo é um bocado irrelevante, pois é de Loki que estamos a falar. 

Pode ser apenas para se rir às nossas custas. Loki é daqueles Deuses que parece que faz horas extras sabem? Nunca para e devido a isso têm surgido cada vez mais seguidores nos últimos tempos. 

Ele foi também o primeiro Deus que me apareceu, para que fiquem a saber.

Apesar d’Ele não ser o meu Main God, é interessante ver que existem muitos pagãos a quem ele é o seu Deus principal de adoração. 

Mas, ao mesmo tempo, seguidores de Loki são um bocado “seguidores de Caos”, são os putos reguilas do paganismo, e é giro ver as histórias que daí advém. E sim, isto é uma generalização muito grande da coisa, mas serve para efeitos explicativos. 


Para mais informações sobre Loki sigam a @heathenhealer, seja no Instagram ou no YouTube (a handle é a mesma). Ela é sua seguidora e uma grande fonte de informação e inspiração. Ou a Myona (lunarsn0w) no IG para uma fonte portuguesa. Also Astrology queen fica a dica. 


Existe a ideia que Loki é mau, mas não é verdade, pois ele não é mau no sentido vilanesco da palavra, mas sim no ele meter-se em alhadas que ele próprio originou por ser trapaceiro e não por maldade propriamente dito. É mais naquela onda do ver até onde é que pode esticar a corda, quanta merda pode fazer e safar-se dela.

Ele é o pai da deusa Hela, portanto seguidores d’Hela acabam por ter experiências com Ele também. Experiencias essas sendo “travessuras”, coisas que acontecem como teres um pneu furado a caminho de um compromisso para o qual já vais atrasado e tens mesmo que estar, ou por milagre as tuas chaves mudarem de sítio… quem nunca? 

No que toca a oferendas a Loki, elas são feitas para compreender a lição que veio através dos contratempos que nos são colocados, ou para pedir para parar com os mesmos, pois Loki é um Deus que necessita de atenção de x em x tempo. Mas não obstante, os contratempos que Ele possa colocar no nosso caminho, ele de facto ajuda-nos muito a crescer e a evoluir ao lutar contra as intempéries da vida. É um caos controlado, que serve de guia com ideias fora da caixa.


Algo que tem sido interessante ver é também a reacção das pessoas a Loki. Os seguidores de outros Deuses não se alinham com Loki, mas respeitam-no e reconhecem a sua presença e poder nas suas vidas. Existem muitas coisas que não se sabem sobre Loki, como, por exemplo ele ter um pacto com Odin, e ambos só bebem se o outro beber também, e não se faz ideia do porquê ou de onde surgiu este pacto. Loki é o chamado mal necessário, pois apesar de causar muitos problemas ele pensa “outside the box”, ao contrário de Thor, por exemplo… 


Como é sabido, Odin também gosta de ser brincalhão com os seus seguidores, até certo ponto; e para vermos a diferença entre ele e Loki precisamos o tipo de trickery que é. Se for algo mais brincalhão, tipo as tais chaves fora de sítio, ou algo mais sério. Loki é por norma algo mais leve e rápido, enquanto Odin será algo mais planeado, algo mais discreto e melhor entrosado com a nossa vida. 

Mas, quando Loki decide fazer algo mais sério, Ele arrasta-nos até ao fundo do poço, dá voltas de 360.º na nossa vida, põe tudo de pantanas e depois é do género… Get it? Ok então, faz-te lá à vida agora.


Loki é visto como o mau da fita um pouco também por causa da forma como Snorri o descreveu nas Edda’s, sobre muita influência cristã. Loki tem muitas faces e não só por ser shapeshifter, ele pode ser uma figura paternal, especialmente quando os seus seguidores estão mesmo na merda. 

Temos a versão “Estava bêbedo e pareceu engraçado na altura”, a “quero ver o mundo a arder” e a versão parental, que goza contigo por não chegares à prateleira mais alta. 


Mas tens também a face que se senta ao teu lado, admite que te fez passar por um Inferno, mas está ali contigo e assegurar-te o caminho todo para que saias da experiência uma pessoa maior e melhor.


E se lermos as histórias em que Ele entra, percebemos que ele é extremamente complexo e profundo, para além do “Ele é mau”. Como, por exemplo, sem Loki, Thor não teria o Mjolnir. Sem ele não teríamos Hela, e sem ela quem tomaria conta dos nossos mortos? Sem a Jormungandr não teríamos as correntes do mar. 


Os caminhos e escolhas de Loki, por mais importunas e loucas que possam ser, trouxeram muitos benefícios ao mundo. E mostram também o grau de empreendimento que Ele tem com as suas escolhas. E não vejamos Loki como o da Marvel, pois muitos começaram a adorar Loki por causa do Tom Hiddleston. 

Mas nada contra começar a saber mais devido a ele, e até, para vos ser franco a primeira vez que Ele me apareceu foi de facto com a sua aparência'ish, mas com diferenças que eu percebi de quem se tratava. 


No final de contas, o que interessa é que quem o siga, saiba para o que vai. E que aprofunde conhecimentos, pois Ele é um Deus de Caos, e muito poderoso. Algo muito importante é saber fazer a distinção entre os media e a verdade… Hoje em dia temos Vikings, Last Kingdom, Assassins Creed Valhalla, bandas, o Thor da Marvel, e toda uma catrefada de jogos e todos os dias mais conteúdo relacionado com mitologia nórdica. 


Aprender a distinguir entre o que é bom e mau, verdade e ficção é muito importante nesta era moderna do paganismo. É preciso fazer o trabalho de casa e aprender sobre os Deuses antes de escolhermos um patrono, sem seguir modas.


Com isto; Loki não é um vilão, apenas tem uma maneira muito própria de fazer as coisas e Ele pode de facto ajudar-nos, terá é algum custo que não sabemos. 

Façam o trabalho de casa caso O escolham seguir, pois, Ele tem muitas camadas e Ele não tem problemas em foder-nos a vida, seja para o seu propósito ou para o nosso sem nos apercebermos, até bem depois, quando a lição assentar. 


Portanto estudem e tenham cuidado com as escolhas que fazem.

Comments