Quem eram os Vikings?

Neste episódio vamos debater quem eram os Vikings e de onde vieram.


Uma vez mais fazer estas questões é sempre complicado mas comecemos antes então por perguntar o que são os Vikings.

 

Porque sabemos que a palavra tem um significado entre pirata ou saqueador, pelo menos da forma que são descritos nas crónicas anglo-saxónicas, quando falam de Vikings. Como é óbvio a palavra Viking começa a aparecer na Era Viking na Escandinávia e em Runestones onde vemos as suas histórias serem contadas e de como morreram “à Viking”, ou que alguém era Viking.

Com isto podemos assumir que é algo que eles próprios se chamavam e não algo que lhes foi dado por terceiros. O que também nos leva a crer que estas pessoas de quem se falam nas runestones eram pessoas que tinham uma profissão e, de isto assume-se que “Viking” era uma profissão na Era Viking que certas pessoas poderiam prosseguir.

Devemos considerar a palavra Viking um pouco mais que pirata, pois parece que é algo mais complexo e diversificado na sua altura, mas é sem dúvida alguém numa expedição militar, isto seria, sem sombra de dúvidas, um Viking. E essa pessoa o mais provável era ser liderada por um chefe, ou por um rei. E são estes factores que nos levam a crer que Viking seria uma profissão que se poderia ter, tendo em conta a estrutura social que tinham. Parece-me também uma espécie de alistamento militar, pois em termos históricos o que parece ter acontecido é termos tido Reis na zona da Escandinávia que começaram a ter riqueza e recursos devido às suas rotas comerciais, e é ai que eles conseguem colocar uma carrada de pessoal com armas numa carrada de barcos e siga para bingo. Seja para fazer guerra ou proteger as suas rotas comerciais os Vikings faziam isso. E não se limitava apenas há zona da Escandinávia. Mas sim a inúmeras zonas. No entanto, Viking não era a profissão mais recorrente, vários estudos apontam que apenas uns 10% da população seguia o caminho Viking, sendo que o resto tratava de campos e da vida dita normal da época.

Sabendo isto e percebendo agora um pouco mais sobre os Vikings e a sua estrutura, quem é que poderia ser Viking? Do que podemos apurar é algo que muda um pouco de zona para zona, mas, não obstante a zona, a primeira coisa seria ter acesso a um barco e às coisas que são necessárias para fazer uma excursão. Depois, dependendo da zona haviam locais onde os chefes e reis alistavam quem queriam, noutros sítios seria um pouco mais hierárquico e nunca poderiímos esquecer do local na sociedade em que a pessoa estaria, pois Vikings eram considerados soldados de elite na altura. Dependendo também da região poderias ser um cidadão comum, sem terras nem nada em que a oportunidade de ser Viking, era a oportunidade de se fazer à vida e ser alguém, mas, por exemplo, na Dinamarca isso seria mais difícil de acontecer, pois eles apanharam muito rapidamente hábitos da aristocracia de Franquia.

O ponto fulcral é que terias que ser uma pessoa livre, pois não nos podemos esquecer que esta era uma sociedade com escravos, e estes não teriam direitos às suas escolhas. Mas por exemplo, se tivesses dividas poderias vender a tua dívida e trabalhar como escravo, ou Viking, dependendo do teu escalão social. Com isto tudo assume-se que geralmente veríamos a classe média alta a ser Viking, aqueles que aspirariam a algo mais.

Vejamos esta hipótese.

Estamos bem na vida, vamos ser Vikings, e, apesar de não ser rei ou rico, tenho um barco e riqueza para fazer uma excursão. Quem é que eu quero que vá comigo? Dependendo dos ideais pessoais do que faz uma pessoa ser honrosa e boa, esses eram os critérios de escolha para bons soldados. E esta parecia ser a assumpção na altura, que quem fosse de um patamar mais elevado na sociedade seria melhor guerreiro também, do que quem fosse de patamares inferiores.

*SAGAS PESSOAIS*

Mas sendo também prático. Se fossemos numa viagem longa, fosse ela para guerra ou para trocar valores, iríamos querer connosco as melhores pessoas, nas quais pudéssemos contar.

Portanto já sabemos que o estatuto social era algo que era um factor determinante no que tocava a alguém se tornar Viking. Outro factor que devemos debater é “quem” em termos raciais eram os Vikings? Pois existem runestones que falam de Saxões como Vikings, por exemplo.

E mesmo arqueológicamente falando, nas campas no Norte da Europa, naquela zona e período de tempo, encontramos pessoas dos mais variados locais, portanto não podemos assumir que uma coisa é exclusiva da outra. Uma vez mais vamos ser práticos. Se víssemos alguém ir numa viagem e voltar com riqueza suficiente que lhe mudasse a vida para todo o sempre, não iríamos querer isso para nós também?

E pelo que se deduz, era um povo muito pragmático nas suas escolhas, mas lá está, como muito desta Era não se sabe tudo e muito já se fez sobre Vikings e a sua imagem, e suposta linhagem.

Comments