Os três pilares

 Portanto,

Olá pessoas, eu sou o João, sou Pagão (nórdico) e hoje venho para aqui falar do que acredito serem três pilares do Paganismo.

Óbvio que isto se trata de uma opinião pessoal e tanto quanto sei não existe nenhuma fonte histórica sobre o que são três pilares para Paganismo. 

É também necessário dizer a minha opinião sobre certas coisas no Paganismo. 

Acho necessário que andemos para a frente com Ele; é óptimo que olhemos para trás para buscar inspiração, fonte de conhecimento, seja sobre a Era Viking seja sobre as Runas, etc...

Mas nós, nós somos os pagãos que estão vivos na actualidade. E com isto, podemos ser nós a maior Era do Paganismo no mundo. Só temos que de facto encontrar a forma para que isso aconteça, honrando as histórias e os nossos antepassados nesse caminho.

Com isto, vamos aos três pilares.


1- Nós, as pessoas.

Nós somos das partes mais importantes de qualquer religião, porque sem nós não existiria qualquer espécie de devoção ou oferendas. E uma das coisas que me chamou para o Paganismo foi a ausência da comercialização do mesmo. E um exemplo prático é este, antes os anúncios de natal começavam em Dezembro, agora começam a 1 de Novembro. E quando comecei a olhar para estes feriados, porque eu cresci Cristão... eles não eram sobre o consumismo, eram sobre os meus, e muitos deles já tinham partido. E com o Paganismo Nórdico vieram muitos valores dos quais eu concordo e respeito. E que quero que passem para outras pessoas também.

Portanto como é que nos mantemos como parte sagrada desta religião?  

Ao sermos uma família se me perguntarem. Se alguma das nossas amizades pagãs precisar de ajuda, estarmos lá. Não obstante ser pagão nórdico ou não. E não tem que ser ajuda financeira, pode ser tão simples como fazer uma viagem para estar com alguém que está menos bem, ajudar alguém com algum ritual e respeitar a forma como o ritual é conduzido. Mas desta forma, mantemo-nos unidos, mantemo-nos uma família.

Outra coisa que nos poderá fazer ser parte sagrada deste religião será festeja-la. Uma imagem comum da Era Viking seria a deles mesmo a festejar e comer e beber em longas mesas e uma fogueira no fundo. E nós pagãos da actualidade, não gostaríamos disso? I mean, Valhalla, que é supostamente o maior dos nossos afterlifes é exactamente isso.

Todas estas pequenas coisas eu vejo-as como parte integrante de quem somos enquanto religião, dos Deuses que seguimos e das histórias que honramos.


2- Os espíritos 


Espíritos são também das partes mais importantes desta religião, são presenças que sentimos e que devemos respeitar, visto serem parte integrante do nosso planeta, e tal como deixamos oferendas para os Deuses podemos também deixar oferendas para os Espíritos para que também eles se possam fortalecer.

Porque algo que temos que ter consciência é que os Deuses têm mais que fazer que estar aqui a aturar-nos todos os dias. Eu não sei que anda Odin a fazer, se está neste momento a ver o que escrevo ou se está a olhar por algum de vocês. É um Deus, Ele lá sabe da sua vida. 

Portanto Eles nunca estarão "aqui" para nos ouvirmos, e é ai que entra a diferença com os espíritos pois esses estão em locais específicos, chamados Landvættir. E são importantes pois embelezam a nossa vida ao tomarem conta de locais onde podemos relaxar ou apenas sentir a sua presença e comunicar com eles e pedir ajuda e direcção. Portanto se sentem uma ligação com um local e com o espirito desse local, tragam lhe uma oferenda, falem com ele como se de um amigo se tratasse. 

Isto vai de regresso ao ponto 1 também porque se nós educarmos as nossas crianças com a presença de Landvættirs no mundo, mais dificilmente eles tratarão mal da Terra e mais dificilmente não terão consciência de certas coisas. E serão uma melhor geração.


3 - Os Deuses


Era óbvio não é? Podemos sentir os Deuses em todo o lado, como os honramos e como os apreciamos? Primeiro passo é tão simples como falar com eles, seja a conduzir, nos transportes, em qualquer lado. Como em tudo na vida, comunicação é chave. 

Durante anos os seus nomes estiveram esquecidos, portanto eu quero acreditar que falar com eles, lhes atribui poder, ou pelo menos um sentido de "I'm back bitches". 

Depois disto podemos fazer ofertas, das mais variadas qualidades. Desde partilhar uma cerveja como deixar chocolate e fruta. It's up to us and they. 

E sim é complicado com uma vida onde passamos mais de 40h num local de trabalho ter tempo para Eles. Mas ter em mente que tal como vamos a um café com um amigo, podemos fazer o mesmo com os nossos Deuses. Estes não são Deuses aos quais ajoelhas-te e pedes perdão, estes são Deuses baseados em Honra e como tal são as acções e o intuito que fala mais alto. 

E se nós sentirmos como inúmeras vezes sentimos que a nossa prática está "parada", vamos não pedir desculpas, vamos trazer os Seus nomes ao ar, falar com outros pagãos, falar com Eles, ir dar uma volta numa floresta, num jardim ou algo do género e com isso estar com Eles também.


Até um próximo post.

João Frutuoso

Comments